sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cronograma SACI

CRONOGRAMA
1ª UNIDADE: INTRODUÇÃO À DISCIPLINA

Data - 20/08/2009
1.Assistir à apresentação e levantar dúvidas para os devidos esclarecimentos.
2. Assistir à exposição e participar do debate.
OBS: Registrar no Portifólio
3. Atentar pra as orientações do seu Grupo Tutorial e para o local de atuação e próximo encontro
- Apresentação da Atividade Interativa e Interdisciplinar Saúde e Cidadania - SACI, enfatizando a metodologia de ensino e avaliação da aprendizagem.
Profs. Francisca Nazaré Liberalino e Antônio Medeiros Júnior
- Apresentação sobre o Município de Natal destacando as características gerais da Cidade e a inserção da SACI no Distrito Sanitário Oeste, Norte e Leste.
· perfil epidemiológico;
· organização de serviços;
· equipamentos sociais;
· controle social.
Profª. Marjorie da Fonseca e Silva Medeiros
- Divisão dos grupos interdisciplinares e multiprofissionais (GIMs) de acordo com os locais de trabalho
Local: Auditório da Associação Médica do RN (Não confirmada)
Opções auditório da FUNASA

Data - 27/08/2009
4. Participar da aula a partir das orientações dadas;
5. Conhecer o Programa e compreender o seu papel como sujeito ativo do processo;
6. Ler e discutir o texto sobre portifólio de aprendizagem
7. Participar da dinâmica e elaboração coletiva de uma concepção sobre “trabalho em Equipe” a partir das seguintes questões:
§ O que é uma equipe?
§ Quais as características do trabalho em equipe?
§ Quais os objetivos?
§ Qual a importância do trabalho em equipe?
8. Ler e discutir o texto “o trabalho em equipe”
9. Acessar o programa e outros materiais disponibilizados no SIGA.A.
OBS: Registrar no Portifólio
10. Discutir a agenda de trabalho da próxima atividade: Passeio exploratório, atentando para o processo de estrangeiramento e respeito à cultura local.


2a. UNIDADE: VIVENCIANDO A REALIDADE
Data - 10/09/2009

11. Participar da construção do “Contrato de Convivência” para uma ação comum.
12. Ler e discutir o texto “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento” de Cynthia Sarti.
13. Participar da visita, registrando aspectos relevantes no diário de campo
14. Anotar pontos de referência, relativos ao que considerar como problemas e potencialidades, fazer fotografias, conversar com as pessoas e observar os equipamentos sociais existentes e conversar com as pessoas.
OBS: Registrar no Portifólio

Data – 03-09
15. Participar da apresentação dos objetivos da USF/SUS, conhecer a missão e organização do trabalho na unidade, principais problemas de saúde e formas de enfrentamento .
16. Apresentar a Atividade Interativa e Interdiciplinar Saúde e Cidadania - SACI, enfatizando a metodologia de ensino, procedimentos de avaliação e a possibilidade da construção de parcerias para a atuação em problemas locais.
OBS: Registrar no Portifólio

Data - 17/09/2009
16. Visitar os demais equipamentos sociais, usuários e participantes de grupos organizados da UBS (hipertensos, diabéticos, gestantes, idosos, jovens).
OBS: Entrega das anotações do Portifólio, com os registros efetuados até a data de 10/09
17. Organizar visitas aos equipamentos sociais do bairro: UBS, Escolas, Creches, Conselhos Comunitários e outros espaços.


3a. UNIDADE: SELECIONANDO E TRABALHANDO O PROBLEMA
Data - 24/09/2009

17. Apresentar e discutir os dados das visitas aos usuários e participantes de Grupos organizados das UBS.
18. Ler e discutir o texto “Promoção da saúde na atenção básica “
19. Proceder à leitura e discussão do texto “O conceito de saúde e do processo saúde-doença”
20. Sistematizar as informações sobre o que foi observado e percebido durante as atividades 11, 12, 13, 14 e 15.
OBS: Registrar no Portifólio

Data - 01/10/2009
21. Participar da discussão no grupo e fazer o exercício de estabelecimento de prioridades para os referidos problemas.
22. Apresentar os resultados em forma de desenho criando um mapa social. Ao final, com base nos dados apresentados, discutir o diagnóstico de saúde da área, identificando os principais problemas, juntamente com profissionais de saúde e, se possível, com representantes dos equipamentos sociais visitados.
23. Proceder à leitura e discussão do texto “O poder do cidadão”
OBS: Registrar no Portifólio

Data - 08/10/2009
24. Ler, refletir e participar da dinâmica expressando opiniões acerca do tema.
25. Ler o texto “ O que é mesmo um problema?
25. Com base na discussão anterior selecionar um problema, considerando sua prioridade e viabilidade para ser trabalhado, justificando suas escolhas, apoiadas nos seguintes pontos:
>Razão da escolha;
>Vulnerabilidade do problema;
>Capacidade da equipe para resolver o problema;
>Custo estimado
>Ajuda possível,
>Resultados esperados
26. Participar da discussão esclarecendo dúvidas

OBS: Registrar no Portifólio
OBS: Entregar o portifólio individual impresso, incluindo as sugestões realizadas pelos tutores e os registros feitos desde a aula inaugural até o dia: 01/ 10

Data: 15/10/2009 e 24/10/2009
27. Discutir as estratégias para a execução das atividades propostas, seguindo planilha.
28. Elaboração do Plano de Intervenção.

29.. Ler e discutir o texto “Saúde e cidadania”.
OBS: Registrar no Portifólio

Data - 05/11/2009
30. Apresentação e entrega aos tutores do Plano de intervenção escrito.

31. Discutir e acatar as sugestões feitas pelos tutores, profissionais de saúde, lideranças comunitárias e trabalhadores do equipamento social escolhido.

OBS: Registrar no Portifólio

Data - 12/11/2009
32. Executar e avaliar o Plano
OBS: Registrar no Portifólio

Data - 19/11/2009
33. Elaborar Relatório final do Projeto de Intervenção executado.

Data - 26/11/2009
34. Apresentar de forma livre e criativa os resultados do trabalho executado;
35. Participar do encerramento da Disciplina
35. Coordenar a plenária e o processo de avaliação final;
36. Encerramento da Disciplina. Coordenar a plenária e o processo de avaliação final

Data - 01/12/2009
36. Realizar a avaliação final da disciplina.
37. Entrega do portifólio final digital em arquivo único, incluindo os registros de todas as aulas, desde o início da disciplina até o dia 07/12. (CD-room).

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