No dia 05 de Agosto, no prédio da Saúde Coletiva - UFRN, aconteceu uma reunião entre os monitores PET Saúde do curso de medicina e os tutores Nilma e Diniz.
Estiveram presentes algo menos que 20 estudantes. Na ocasião, os estudantes colocaram ao grupo um pouco da experiência de cada grupo PET ali presente. A falta de tempo, de interação com os outros cursos, a ausência de comunicação e a desconexão entre a realização das pesquisas e a discussão do
intuito das mesmas foram pontos negativos colocados pelos monitores.
intuito das mesmas foram pontos negativos colocados pelos monitores.
Em tempo, muitos arguiram que a prática recorrentes dos estudantes de medicina ficarem apenas na parte de pesquisa é ruim, pois estes não tem vínculos com a comunidade.
Outra discussão foi sobre a relação qualidade X quantidade: de nada adianta os estudantes estarem direto nas USFs se não houve um planejamento lógico de suas ações lá.
Quanto a comunicação, o meio virtual (email) e o uso do telefone foram levantados como imprescindíveis. Quanto as queixas, a tutora Nilma se prontificou a debatê-las com os outros tutores. Reuniões mensais, ao menos, devem acontecer entre o tutor e os monitores de cada unidade.
Algo bem notável nas experiencias foi que nos grupos PET onde os tutores são mais atuantes, as coisas estão fluindo melhor. Cidade Nova e Guarapes, particularmente, trouxeram impressões mais positivas.
Fica a esperança que ocorra uma melhora no segundo semestre, mas a sensação é que isso dependerá muito também da ação de nós, monitores, tensionando as situações complicadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário